quinta-feira, 1 de julho de 2010

Carta aos jornalistas de Brasília

O maior patrimônio do jornalista é sua liberdade intelectual.

Esse atributo é inerente à atividade da categoria, cujo papel é o de informar corretamente e com isenção os fatos de interesse da sociedade. Por isso, o Sindicato dos Jornalistasnão pode estar vinculado a outras instituições que não as representativas da nossa categoria, conforme determina seu Estatuto, a fim de expressar fielmente todas as correntes de opinião que a compõem.

Esta é a proposta do Movimento Muda Sindicato – MudaSin - para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal a partir da próxima gestão, que começa em 25 de setembro. Assim, a única entidade a que estaremos vinculados, caso nossa proposta seja vitoriosa, será a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que representa, legalmente, em âmbito nacional, os jornalistas país.

Este é o ponto de partida para a renovação total que pretendemos implantar no Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, para oferecer aos seus associados uma ampla assistência e serviços com que não contam hoje.

É claro que essa proposta será colocada em prática sem perder o foco da luta permanente por salários dignos para todas as funções jornalísticas, melhoria das condições de trabalho, defesa da liberdade de opinião e expressão, cumprimento dos acordos trabalhistas e restauração do diploma de curso superior como condição para o exercício profissional.

Nossa proposta é criar novas atividades, a partir da transformação do Clube da Imprensa na Casa do Jornalista de Brasília, onde funcionarão, entre outros setrores, a creche da Mãe Jornalista, um Centro de Imprensa e o Espaço Cultural Sindical.

Nosso projeto de gestão tornará o Sindicato muito mais forte do que atualmente, com a criação de novas fontes de recursos e a ampliação das já existentes, entre as quais o fortalecimento do quadro associativo, com um trabalho permanente de novas filiações, manutenção das existentes e recuperação das que deixaram de pertencer à entidade.

Para que nossas idéias se tornem realidade, buscaremos recursos mediante parcerias com setores interessados em participar deste novo modelo de entidade que estamos propondo à nossa categoria.

Queremos também resgatar a credibilidade e a capacidade de mobilização dos jornalistas do Distrito Federal na defesa da ética e da cidadania, com posicionamentos claros e firmes sobre os temas que interessam ao cidadão em geral e ao brasiliense em particular.

Em nossa gestão, o Sindicato irá se manifestar não apenas na defesa dos direitos dos jornalistas brasilienses, mas dos trabalhadores em geral, dos aposentados, dos servidores públicos, e todos os que sofrem com o permanente arrocho salarial praticado pelo governo contra seus empregados e pensionistas.

Defenderemos o salário mínimo decente para o trabalhador, os ganhos reais nos reajustes coletivos e o fim do fator previdenciário nas aposentadorias da Previdência Social.

Se você concorda com essas propostas, participe da formação da chapa para as eleições que serão realizadas na última semana de agosto, entre neste espaço, debata e dê suas sugestões.

MOVIMENTO MUDA SINDICATO
Jorge Wamburg
Ritamaria Pereira
Lúcio Bernardo
Ana Paula Lucena
Fernando Brito
Auxiliadora Targino
Célia Menezes
Célia Scherdien
Célia Ladeira
Marcone Gonçalves
Edson Gês
Carlos Augusto Pinto
Marcos Chagas
Walter Lima
Marcos Agê
Alex Leal
Nádia Faggiani
Carlos Alberto Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário